11/01/13

ACIDENTES DE TRABALHO NO HOSPITAL


   Os acidentes de trabalho podem acontecer a qualquer trabalhador. Trabalhar num meio hospitalar, como é o caso dos Assistentes Operacionais, onde contactamos frequentemente com situações de stress, sofrimento humano e a morte, aliando a insatisfação profissional onde os horários também entram, as múltiplas tarefas que os assistentes operacionais têm que executar, podem conduzir frequentemente estes profissionais a situações graves de cansaço e  proporcionam facilmente os acidentes de trabalho.



   Os assistentes operacionais são sabedores da sua enorme responsabilidade. Se juntarmos a esta responsabilidade as constantes mudanças de horários, mudanças de turnos e às constantes situações de se verem obrigados a manterem-se ao serviço até serem substituídos por outro colega de profissão, que implica muitas vezes o prolongamento do turno e trabalhar 12 ou 18 horas seguidas, conduzem a situações de risco de acidente destes profissionais.
   Com situações assim, não admira que diminuam as capacidades de trabalho dos assistentes operacionais e muitos deles já com mais de 50 anos de idade, factor que também vem agravar mais a sua situação.
   É importante tomar medidas de formação e de treino de forma a aumentar as capacidades de trabalho dos assistentes operacionais, pensando ao mesmo tempo na sua idade e na qualidade de vida. Desta forma contribuiremos também para a diminuição dos acidentes de trabalho nas enfermarias, locais identificados como os de maior risco de ocorrerem acidentes.