06/12/12

HORÁRIOS DE TRABALHO EMBRULHADOS



Quando se começa a falar de aumentar ou alterar os horários dos trabalhadores na Função Pública é porque alguma coisa vai acontecer. O Ministro das Finanças já tinha anunciado que a sua  intenção  e a do Governo era reformular o modelo de organização dos tempos de trabalho nas empresas do Estado.
   Fala-se de aumentar de 35 horas semanais de trabalho para as 40 horas ( oito horas diárias ). A Troika também defende esta mudança e diz que o objectivo é conter as despesas com as horas extraordinárias e também aumentar a produtividade.
   Os sindicatos vão hoje reunir com o Secretário de Estado da Administração Pública, Helder Rosalino, porque querem conhecer as ideias que o Governo diz que quer aplicar na reorganização do Estado.
   E alguns sindicalistas já disseram que não vão aceitar qualquer aumento do horário de trabalho. O receio é que o aumento das horas de trabalho não seja acompanhado de uma remuneração correspondente.
   Outro assunto que os sindicatos querem esclarecer tem a ver com as mudanças já anunciadas relativamente ao sistema da mobilidade especial dos trabalhadores dos organismos estatais. O Governo tem a intenção de alargar esse sistema de mobilidade especial também aos trabalhadores das empresas EPE, como por exemplo, aos Hospitais ( agora agrupados em Centros Hospitalares ).