21/06/11

RESÍDUOS HOSPITALARES

   O actual regime jurídico de gestão de resíduos, o artigo 3º do Decreto Lei nº178/2006, define resíduo hospitalar como:
"O resíduo hospitalar resultante de actividades médicas desenvolvidas em unidades de prestação de cuidados de saúde, em actividades de formação, diagnóstico, tratamento, reabilitação e investigação, relacionadas com seres humanos ou animais, em farmácias, em actividades médico-legais, de ensino e em quaisquer outras que envolvam procedimentos  invasivos, tais como acupunturas, piercings e tatuagens".

   Num estudo levado a cabo pela Entidade Reguladora da Saúde, a situação em que se encontram as unidades de saúde quanto à recolha e gestão de resíduos hospitalares, revela que a situação é preocupante.
   O estudo aponta para um desempenho "claramente deficiente" no que se refere aos riscos para os profissionais que manipulam resíduos hospitalares e que se limitam, em grande parte dos casos, a usar só luvas. Há também o problema de se efectuar o transporte de resíduos durante as horas de presença de público e através dos mesmos espaços, como sejam os corredores e elevadores. Estas anomalias já não acontecem nas unidades de saúde privadas.
   O estudo da ERS aconselha mais informação, mais sensibilização e mais formação dos profissionais directamente envolvidos na produção, recolha e tratamento destes resíduos.

09/06/11

TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS

    Terminou o I Circuito de Orientação de Precisão. A última prova foi organizada pelo Hospital da Prelada, no Porto e pelo Grupo Desportivo dos 4 Caminhos. Importante foi o papel do Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do hospital.
   Quero dar os parabéns pela iniciativa. São eventos como este que contribuem para uma melhor integração das pessoas nesta sociedade em que vivemos.
    Lanço daqui um repto ao enfermeiro Victor Lopes: para o ano convide o Hospital de São João a participar neste circuito.