22/11/07

NO SABER SER É QUE ESTÁ O GANHO

QUEM CONTRATA TAMBÉM DEVE FORMAR

Estes últimos anos os contratos a prazo cresceram em Portugal. Os hospitais portugueses e outros estabelecimentos de saúde recorreram e continuam a abusar deste tipo de recrutamento dos seus colaboradores. As administrações, para fazer face às faltas de recursos humanos, aproveitando a má situação económica que o país atravessa e com o intuito economicista, não exploram outras formas de reforçar os seus profissionais. Têm medo de errarem quando recrutam? A lei não lhes permite ajustar as necessidades laborais aos ciclos de actividade que passam nessas instituições que dirigem. Então recorrem aos contratos individuais de trabalho, vinculando provisoriamente o trabalhador.
São opções racionais, são decisões tomadas por quem pensa "poupar" alguns euros com mão de obra barata, com falta de formação profissional e convencem-se de que o trabalhador vai trabalhar motivado, alegre e satisfeito. Só na cabeça de alguns administradores! Qual é o nível de motivação do trabalhador que sabe, ou melhor, não sabe, se o seu trabalho vai ter continuidade ou não? E qual é o hospital que investe na formação desse Auxiliar de Acção Médica com um vínculo precário, sem perspectivas de continuidade( é uma possibilidade sempre presente nos contratos a termo certo) tendo que trabalhar dia após dia, evitando não faltar ao serviço? Os próprios Serviços para onde são encaminhados esses profissionais, ou melhor, esses trabalhadores, não gozam de estabilidade no desempenho diário das tarefas a executar devido ao excesso de rotatividade dos elementos dessa equipa multidisciplinar. Com três anos de AAM a equipa do serviço onde eu trabalho está constantemente a ser remodelada. Uns porque pedem transferência para outro serviço, outros porque se vão embora à procura de outro trabalho e há sempre quem necessite de assistência e cuidados de saúde. Ou seja, com uma equipa em que há sempre "jogadores" inaptos para o "jogo" não há Enfermeiro Chefe ou Encarregado de Sector que mantenha o desempenho da equipa numa forma que todos os utentes dos hospitais precisam. E quem aguenta com estas oscilações são sempre os mesmos: os auxiliares assíduos, que dia a dia trabalham com os doentes, os enfermeiros e todos os outros que andam pelos hospitais.
Todos perdemos com estas situações, perde o país, perde o hospital e sofre o trabalhador porque se vê "forçado" a produzir sem compensações justas e verdadeiras. Resta-nos o afecto e os carinhos que recebemos gratuitamente dos doentes.
Mas, haja saúde e sorriam porque ainda não se paga para sorrir.

21/11/07

CANSADO DE TRABALHAR?


Curioso???!!!!
Nós, auxiliares de acção médica, por vezes trabalhamos demais, trabalhando muitas vezes 12 horas seguidas e às vezes, 18 horas sem parar.
Claro, o horário normal não é assim. Mas, umas vezes é um colega que adoece e alguém o tem que substituir, outras vezes, para cumprir a média das 40 horas/semana(aqueles que estamos com Contrato Individual de Trabalho, trabalhamos 12 horas , chamada de"carga horária"). E, quando trabalhamos no turno da manhã e no final do dia regressamos para fazer o turno da noite? Ou quando trabalhamos das 14:00 até às 20:00 e engatamos na noite? É mesmo vida dura, não é?Ou depois da noite termos que seguir o turno da manhã!!!
Quem não se cansa a trabalhar com estes horários?
Ainda não entendi qual a razão que levou algumas administrações hospitalares a colocar os auxiliares contratados num horário com 40 horas semanais. Se alguém souber o fundamento desta aberração...é que os outros colegas só trabalham 35 horas. Será porque o prémio de assiduidade é assim tão chorudo e prontos, estamos ali como pau para toda a obra e temos que dar mais o corpo ao manifesto, é que os contratos têm que ter continuidade.
Trabalho, trabalho e mais trabalho, pedem-nos os encarregados, mesmo até antes de gozarmos o nosso merecido descanso.
Alguém tem a consciência que se morresse amanhã,
o hospital, o centro de saúde, o centro de dia ou o lar, ou a clínica onde trabalha
substituia-nos rapidamente?
Mas a família que deixamos para trás,
sentirá a nossa falta para o resto das suas vidas.
Pensando nisto, perdemos mais tempo com o trabalho
do que com a família, um investimento muito pouco sensato, não acham?

16/11/07

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO DE UM HOSPITAL AOS SEUS COLABORADORES


Se fores barulhento, triste ou frio,

assim será o hospital.

Se fores rude, atrevido ou indiferente,

assim será o hospital.

Se fores simpático, atrevido ou maravilhoso,

assim será o hospital.


Nem visitantes, nem doentes, nem médicos ou colegas,

podem jamais conhecer o teu "eu" verdadeiro.

O "eu" que tú conheces, está lá,

A menos que o deixes vê-lo.

Tudo o que eles podem saber

é o que eles ouvem e veêm e se apercebem.

Assim, nós temos interesse

na tua actividade e nas atitudes colectivas

de todos quantos trabalham no hospital.

Nós somos julgados pela nossa performance,

nós somos os cuidados e carinhos que tú dás,

a atenção que tú prestas e dedicas,

as cortesias que tú disponibilizas.


Muito obrigado por tudo

o que estais a fazer.


Este texto foi ouvido no II Congresso dos Trabalhadores dos Serviços Gerais de Saúde. A carta foi enviada, há já uns anos, pela Administração de um hospital americano. É um texto que merece ser lido e tido em conta.

09/11/07

RANKING DOS HOSPITAIS




Lista dos 10 melhores hospitais Portugueses

1.º São João Porto

2.º Santa Maria Lisboa
3.º Pulido Valente Lisboa
4.º Viseu
5.º Universidade de Coimbra
6.º C.H. Celorico da Beira
7.º Santa Maria da Feira
8.ºC.H. Alto Minho Braga
9.º Aveiro
10.º Caldas da Rainha






In Revista Sábado, 8/11/2007

08/11/07

ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR DIRIGE MENSAGEM AOS SEUS FUNCIONÁRIOS


Foi em 1998, nos EUA, que a administração de um hospital enviou esta mensagem a todos os seus funcionários.
Obrigado engºAbraão Ribeiro por nos ter dado a conhecer esta mensagem no trabalho que nos apresentou há dias no II Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Serviços Gerais da Saúde, na cidade da Maia.

05/11/07

AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA E O DOENTE

Cartaz apresentado no II Congresso da ATSGS, da autoria da Ana Nujo, Conceição Pereira, Elisabete Simões e Fernanda Figueiredo, auxiliares de acção médica nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Um trabalho excelente e que lhes valeu um reconhecimento de todos os congressistas presentes.Posted by Picasa

04/11/07

RUMO AO FUTURO: FÓRUM DA MAIA ACOLHE II CONGRESSO NACIONAL DE TRABALHADORES DOS SERVIÇOS GERAIS DA SAÚDE

Rumo ao Futuro, foi o tema central do II Congresso dos Trabalhadores dos Serviços Gerais da Saúde. O tema não foi escolhido ao acaso. É o presente que estamos a viver. É o futuro das nossas carreiras que não sabemos como vão ser. O futuro pertence a cada um de nós. Os trabalhadores dos serviços gerais da saúde hoje, temos uma preocupação: a reestruturação das nossas carreiras. E também temos um pedido: transmitir aos senhores políticos o desejo de continuar a ser "carreira especial" no sector da saúde.

Houve um passado. Há um presente. Há um futuro.

03/11/07

II CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES DOS SERVIÇOS GERAIS DA SAÚDE




Mesa de Honra




Posted by Picasa

Parte do auditório




Dia 2 e 3 de Novembro, e tendo como tema principal "RUMO AO FUTURO", reuniu no Fórum , na cidade da Maia, o II Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Serviços Gerais da Saúde. Este congresso organizado pela A.T.S.G.S.(Associação de Trabalhadores dos Serviços Gerais da Saúde), contou com a participação de muitos trabalhadores oriundos de diversos estabelecimentos de saúde do país.

Durante estes dois dias foram apresentados 10 trabalhos selecionados pela comissão científica e que foram brilhantemente apresentados pelos seus autores.


01/11/07

A MORTE NO HOSPITAL


Por estes dias os cemitérios ficam engalanados com flores. Reunem-se os vivos aos mortos no mesmo lugar. Passam algumas horas a pensar uns nos outros, mas não se podem encontrar fisicamente. A morte separaram-nos e a alegria de viver dos vivos ficou destruida. A morte aparece como um desmancha prazeres que estraga qualquer sentimento de satisfação, destrói as nossas certezas. O pior de tudo, é que nem eu nem ninguém sabe como tratar a morte.
Hoje não se fala na morte em casa. As pessoas morrem cada vez mais no hospital e cada vez menos nas suas casas.Tentamos esquecer que a morte é dolorosa e as lágrimas são prova de amor.
Porquê?
"Acabei de lhe dar o lanche. Comeu bem, ficou bem! Mas quando agora entrei na enfermaria, já tinha morrido"- disse o Auxiliar de Acção Médica ao Enfermeiro.
Ainda esta semana, no serviço de internamento onde trabalho como auxiliar, morreram dois jovens de oitenta e tal anos. A morte vem e muitas vezes vem pela calada da noite e ninguém dá conta.
É ou não a morte o fim de tudo?
Se é o fim, assume o carácter de uma terrível mutilação; se não é, a minha morte adquire uma dimensão extraordinariamente nova.
Só tenho nas mãos uma coisa: a esperança