16/03/07

HOSPITAL SÃO JOÃO SEM PRESIDENTE


O Dr.José Eduardo Guimarães,até agora presidente do Conselho de Administração do
H.S.João,pediu por carta a sua demissão, invocando razões pessoais.

Todos sabem que não foram só razões de ordem pessoal. As divergências com outros administradores ajudaram a motivar a saída do cargo.

O Dr.António Ferreira, especialista em Medicina Interna e Professor na Faculdade de Medicina do Porto deve ser nomeado para presidente.

03/03/07

RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE


Recursos Humanos em Saúde
Escassez ou excesso?


"Não posso nem ninguém poderá dizer se há excesso ou escassez de profissionais no sector da saúde.
A falta de um sistema de informação sobre recursos humanos e a inexistência de um sistema de formação profissional, tem resultado uma aposta na formação sem identificar as necessidades do sistema.
A situação dos auxiliares de acção médica(AAM) no SNS, onde representam 22% dos profissionais de saúde, é uma profissão clandestina, dada a falta de um estatuto profissional e de um enquadramento da formação correspondente destes funcionários.
Aconteceu a alteração do perfil da profissão de enfermagem e o Ministério da Saúde tem que se preocupar com o conteúdo profissional destas pessoas, que participam no acto de saúde do cidadão que entra no hospital e é inexplicável que o terceiro grupo profissional das nossas instituições não tenham formação regulamentada".

Palavras ditas pela sra. Secretária de Estado Adjunta e da Saúde,Carmen Pignatelli, numa conferência organizada pela Associação Portuguesa dos Engenheiros da Saúde e pela Associação dos Médicos Gestores de Unidades de Saúde, realizada no ano de 2006.